segunda-feira, 23 de maio de 2011

Origem dos nomes

ORIGEM DOS NOMES DOS BAIRROS DA ZONA NOROESTE

Alemoa - O nome é uma referência à presença do alemão Adam Kunem, dono de um sítio na área. Depois de sua morte, a viúva continuou vivendo no local. moradores, de forma errada, passaram a chamar o lugar de Sítio da Alemoa. Com mais de 140 anos, o bairro é um dos mais antigos de Santos.

Areia Branca - A denominação se deve à cor da areia que havia em abundância naquela área. Inaugurado em 1953, o cemitério é um dos principais pontos de referência do bairro.

Caneleira - Até a metade do século XX, havia uma grande quantidade de árvores que produziam canela, dando assim origem ao nome do bairro, oficializado em 1955, com os primeiros loteamentos.

Chico de Paula - É uma homenagem a Francisco de Paula Ribeiro, vereador em Santos no século 19. Chico de Paula era engenheiro e foi um dos projetistas do cais corrido da Codesp.

Jardim Bom Retiro - Recebeu a denominação por causa de uma imobiliária do mesmo nome, de propriedade de Ézio Testini, responsável pelo loteamento da maior parte do bairro. O Bom Retiro tem no Jardim Botânico a sua maior atração.

Jardim Santa Maria - O bairro foi batizado pelos primeiros moradores, no início da década de 40, quando a região era um imenso manguezal. Mais tarde, ao ser loteado, o nome foi mantido.

Saboó - De origem indígena, o nome significa "pouca vegetação", uma referência ao morro de vegetação rala existente no local. Saboó também é o nome do riacho que havia na área.

Jardim Castelo - A inspiração para a denominação do bairro veio do conjunto habitacional, construído na década de 60. O núcleo de moradias, que leva o nome do ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, foi erguido na década de 60, em uma área que faz divisa com o Rádio Clube. (N.E.: não confundir esse conjunto de casas construído em 1966 pela Cohab Santista com o conjunto de apartamentos com o mesmo nome que começou a ser construído em 1967 no bairro Aparecida, na zona Leste, ou com o conjunto General Dale Coutinho, inaugurado em agosto 1980 no Jardim Castelo).

Jardim São Manoel - Foi uma homenagem dos irmãos Varella (empreendedores portugueses do ramo imobiliário) ao pai, o senhor Manoel de Souza Varella. Os primeiros lotes do bairro foram vendidos na década de 50.

Jardim Piratininga - Não há uma versão definitiva sobre a origem do nome. A explicação mais comum é de que o nome se deve à proximidade da região com a Serra do Mar ou, mais precisamente, com a Capital, originalmente chamada de Vila de São Paulo de Piratininga.

Jardim Rádio Clube - O nome é uma referência à antena de transmissão da Rádio Clube de Santos, primeira emissora da Cidade. O bairro foi ocupado a partir da década de 50.

Vila São Jorge - Reproduz o nome do Engenho de São Jorge dos Erasmos, do século XVI, um dos primeiros do País. São Jorge também é o nome do rio que corta o bairro que faz divisa com São Vicente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário