segunda-feira, 23 de maio de 2011

Lazer

Engenho dos Erasmos

Em 1533, aproveitando as quedas d'água do Rio Jurubatuba aos pés do Morro da Nova Cintra, no atual bairro da Caneleira, foi construído o terceiro engenho de cana-de-açúcar do Brasil. Iniciativa de Martim Afonso de Souza, que formou a sociedade "Armadores do Trato", o Engenho dos Erasmos, em estilo açoriano, tinha um moinho d'água com plataforma para vencer o terreno desnivelado e possuía unidades administrativa e residenciais, inclusive senzalas para os escravos. Produzia cana para exportação e rapadura e aguardente para o consumo interno. Em 1540 um dos sócios, o holandês Erasmus Schetz, adquiriu a parte dos outros. A moenda funcionou até o início do século 18, quando entrou em decadência e, por fim sofreu um incêndio que o destruiu quase que completamente, restando apenas ruínas. Em 1943 os terrenos foram comprados por Otávio Ribeiro de Araújo, que loteou a propriedade e doou o Engenho São Jorge dos Erasmos à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, em 1958.
Considerado importante sítio arqueológico, foi tombado nas 3 esferas (municipal, estadual e federal). Devido a um desabamento de parte das parede, a USP suspendeu as visitas temporariamente, reabrindo novamente no final de 2004. Atualmente, as ruínas abrem das 9h às 16h, com programas especiais nas férias.
Agendamento de visitas: (13) 3203-3901 ou (11) 3091-2030.
Endereço: Rua Alan Ciber Pinto, 96 - Vila São Jorge (Zona Noroeste).
Como chegar: seletivo Vila São Jorge e coletivos 184, 13, 105, 944.
Para saber mais sobre as ruínas, acesse www.usp.br/prc/engenho

O Engenho dos Erasmos, para alguns historiadores,
foi o primeiro construído no Brasil (foto USP) 

Jardim Botânico Chico Mendes

O Jardim Botânico Chico Mendes tem uma área de lazer gratuita à disposição de todos. As crianças podem fazer caminhadas e corridas nas alamedas e desfrutar da paisagem, que tem entre outras coisas, mudas de diferentes espécies. Outra atividade educativa é a biblioteca do parque, que reúne acervo de duas mil obras voltadas à temática ambiental. Os pequenos ainda podem brincar no playground. As visitas monitoradas devem ser agendadas pelo telefone 3299-7878. A entrada é gratuita.
Aberto diariamente, das 8 às 18 horas
Rua João Fracarolli, travessa da Avenida Jovino de Mello, Bom Retiro– Zona Noroeste.


Quem quiser conhecer os dois lugares, a Setur (Secretaria e Turismo) em parceria com a Semam (Secretaria do Meio Ambiente), disponibilizou ummicro-ônibus do projeto Linha Conheça Santos para passar nesses 2 lugares.
O micro-ônibus sai da Praça das Bandeiras, no Gonzaga, com acompanhamento de guias da Setur. A primeira parada é no Jardim Botânico, que possui 90 mil m², acervo vivo com 20 coleções botânicas e mais de 300 espécies vegetais. Na seqüência, segue para o Engenho dos Erasmos, construído no século 16 para produção de cana.
Interessados devem fazer reservas previamente pelo telefone 3284-4375, ou pessoalmente no Posto de Informações Turísticas instalado na Praça das Bandeiras. A passagem custa R$ 10,00. Informações pelo Disk Tour no 0800-173887 ou no site www.turismosantos.com.br.

6 comentários:

  1. E ai Priscila, legal ficou showw...Isso é só o começo, vamos mostrar todos os lugares bacanas aqui da Z.N para a galerinhaa... :)

    ResponderExcluir
  2. Poxa, ia te mostrar antes, principalmente pq vc já mora na Zona Noroeste, mas vc não está entrando na net. Ainda tenho um material legal, pessoal. Só preciso de um tempinho para organizar melhor.

    ResponderExcluir
  3. Ah, Bruno...conseguiu tirar as fotos??? ainda não recebi nada.

    ResponderExcluir
  4. Então to com aquelas fotos que não ficou legal, ia tirar mais no domingo mas, nem deu me ligaram p ir trabalhar, esse final de semana vai ser tranquilo ai a gente organiza algumas coisas ok?

    ResponderExcluir
  5. Ok, Bruno...fico no aguardo, também estou meio sem tempo esses dias da semana, a gente se fala no final de semana e aproveitamos e organizamos as próximas postagens, bom o que eu estava vendo é comércios na região, pois acho interessante promovermos a região que moramos, e também, volta e meia precisaremos comprar algo ou aderir a um serviço emergencial.
    Se tiver alguma outra coisa interessante pra postar me avise.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, terça-feira fui novamente buscar o meu contrato (para quem não leu os outros posts, eu havia deixado o contrato com a corretora que me atendeu, pois não veio registrado, como havia sido prometido).
    Bom, quem preferir fazer por conta própria, segundo os colantes dos cartórios, a despesa total ficou em R$ 51,00, o meu contrato foi assinado pela Cintia Stefani e pela Debora Vieira, a assinatura delas foi reconhecida no 9º Tabelião de Notas da Capital, localizado na Rua Marconi, nº 124 - Centro, tel (11) 3258-2611.

    ResponderExcluir